Como atrair clientes com o aroma de sua loja.

Por Clube Esotérico      08/02/2016 10:00:26

Os aromas podem despertar emoções, sensações e memórias, como o cheiro da grama molhada depois da chuva, o pão fresquinho saindo do forno, o bolo no final da tarde... Ao inalarmos um aroma, em questão de segundos ele está no sistema límbico - região na qual está o hipotálamo, a parte do cérebro que processa pensamentos e sentimentos.

E isso significa que podemos usar a Aromaterapia a nosso favor para influenciar a venda de produtos e serviços ou até a fidelidade dos clientes. E como isso é feito? Por meio da criação de uma memória, através de uma identidade olfativa. A ideia é que todas às vezes que o cliente sentir aquele cheiro se lembre da sua loja, empresa, produto ou marca.

O marketing olfativo é uma importante ferramenta de negócios, pois ajuda a distinguir sua marca das outras, trata o cliente como alguém especial, levando-o a este mundo de sensações, e melhora as relações no ambiente de trabalho. Através da aromatização de pontos de venda, consultórios, clínicas, spas, dentre outros, é possível ainda estimular o bem-estar do cliente e aumentar sua permanência no local, deixar o espaço mais agradável e estimular o desejo de consumir, fortalecendo uma experiência de consumo e uma lembrança positiva de sua marca.

Outra sacada nesse sentido são as campanhas publicitárias e eventos, usados como forma de reter a atenção do cliente, como os anúncios perfumados em revistas, em comunicações ou lançamentos de novos produtos. Hoje grandes marcas investem no aroma personalizado e no marketing olfativo.

COMO COLOCAR MAIS CHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

Esse trabalho é feito através de uma reunião com o interessado, no qual é feito um levantamento de todas as necessidades do negócio, como perfil da clientela (faixa etária, sexo) ou da marca, aromas preferidos, formas de aromatização, circulação dos clientes e funcionários, horário de funcionamento e infraestrutura do ambiente, entre outros. Enfim, cada caso deve ser analisado de forma personalizada. Após esse trabalho, são feitas sinergias (blends) para o cliente experimentar e escolher o aroma que mais lhe agrada. Essa sinergia é composta de mais de um óleo essencial ou essência sintética, pois o custo é diferente para ambos.

Como cada empresa tem um perfil diferente, a escolha dos aromas para determinar sua identidade olfativa precisa ser feita por meio de um trabalho personalizado. Mas é possível oferecer algumas dicas gerais de uso dos óleos no seu negócio, que ajudarão a trabalhar questões do dia a dia entre sua equipe e clientes. Veja abaixo.

Negócios que exigem tranquilidade, equilíbrio e harmonia - podemos optar por óleo essencial de Lavanda.

Negócios que precisam de doses de bom humor e alegria - podemos sugerir aromas cítricos, como óleos essenciais de Laranja Doce, Tangerina ou Bergamota, com um amadeirado, como o óleo essencial de Cedro.

Negócios que exigem comunicação e negociação - nesse caso, podemos usar o óleo essencial de Limão com óleo essencial de Patchouli, que facilitam na comunicação.

Negócios que exigem atenção aos detalhes - para locais de produção, nos quais precisamos de foco e concentração, podemos optar pelo uso do óleo essencial de Hortelã Pimenta ou Capim Limão.

Negócios que exigem respeito e paciência - podemos optar pelo óleo essencial de Limão.

Negócios que exigem beleza, gosto estético apurado - podemos brincar com vários aromas, combinando óleos cítricos (Tangerina, Laranja Doce) com amadeirados (Vetiver).

COMO USAR

Basta diluir de 3 a 5 gotas de cada óleo indicado com um pouco de água em um difusor elétrico. A quantidade é indicada para áreas de até 30 m².

Como alguns óleos essenciais têm contraindicações, o melhor é sempre consultar um aromaterapeuta para orientações de como utilizá-los em locais onde há muita circulação de pessoas.